domingo, 2 de outubro de 2011

Uma nova colonização?


Sem dúvidas o assunto que não falta na roda de discussão no botequim, nas associações comerciais, nas altas cúpulas do governo e nas instituições de ensino da região de Campos é a construção do “super porto” no distrito Açu, aqui ao lado, em São João da Barra. Os impactos desse projeto são muitos e em diversas searas (econômica, demográfica, ambiental, etc.), assim como são muitas suas conseqüências positivas e negativas.

Como vemos nas ruas, nossa cidade está crescendo, há grandes empreendimentos imobiliários por todos os bairros. Ainda que outros fatores relacionados à conjuntura econômica do país estejam conjugados, os prédios que crescem na Pelinca refletem a expectativa pela inauguração do empreendimento da LLX.

No último mês, a empresa de Eike Batista lançou uma grande campanha publicitária (no rádio, na TV e em outdoors) alardeando o “grande avanço” que o Complexo do Açu trará para a região norte do Estado do Rio de Janeiro. O material de divulgação apresenta as obras no plano de fundo, o ator Luigi Baricelli falando em nome do Complexo, justificando seus benefícios, e a pequena são joanense Vitória.

O que eu gostaria de levantar, no espaço deste blog, é o caráter intertextual, ou seja, as semelhanças entre a imagem acima (que também vemos nos outdoors pela cidade) e imagem que está na memória coletiva daqueles que, minimamente, conhecem a História do mundo entre os séculos XVI e XVIII, quando os europeus colonizaram e impuseram sua visão de mundo ao resto do mundo.

Não estaria o ator representado a imagem do europeu, branco, alto, “inteligente” e bom e a pequena Vitória, o colonizado inocente, pacífico e disposto a acreditar no progresso exploratório como algo positivo? A História serve para não repetirmos os erros do passado!

Será excesso interpretativo da minha parte, ou você também concorda? Comente.

Nenhum comentário: