sábado, 25 de dezembro de 2010

Balanço Literário 2010_Biografias


Terminei de ler a biografia da Clarice que havia iniciado no natal de 2009. Chama-se Clarice,.Assim com essa vírgula lispectoriana mesmo. Fiquei arrebatado! O autor é um canadense de uns vinte e poucos anos. Seu trabalho é fantástico, um dos mais completos sobre Clarice. Um baita paradoxo, autor canadense biografando uma brasileira... Lá eles devem ter mais grana e tempo para realizar um trabalho tão cuidadoso? É possível! Daí, engatei em outras biografias, adoro esse tipo de literatura.

A primeira que li, lá em 2006 foi a de Nelson Rodrigues, escrita por Ruy Castro que é um dos maiores biografistas do Brasil. Uma boa biografia é uma aula de vida e uma aula de história. Então, depois da Clarice veio Renato Russo - o trovador solitário por Arthur Dapive. Boa, porém, após a leitura senti que faltava alguma coisa ou algumas coisas não ditas, ou ditas superficialmente. Felizmente, existem outras publicações sobre o Renato. Prefiro contar com elas no futuro.

Em seguida, Caio Fernando Abreu. Para sempre teu, Caio F..Paula Dip, amiga de anos do biografado, colheu depoimentos, costurou histórias de sua vida intima e, mais que contar a fascinante vida desse gênio das letras, fez um retrato emocionante da capital paulistana dos anos 70 e 80 e dos seus personagens reais, que circulavam pelas redações dos jornais e revistas da época e sentiram nas veias o reflexo daquele tempo. Super emocionante!

Por fim, A bela menina do Cachorrinho, a vida de Ana Karina Montreau até por volta de seus 30 anos. Um relato emocionante. Após a leitura você se sente íntimo da autora e agradece a Deus a existência de livros, filmes, músicas, artistas e amigos que tornam a vida menos monótona, assim como momentaneamente fazem as drogas, porém, sem os danos e a ilegalidade destas.

Nenhum comentário: