sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pelinca, um protótipo da Zona Sul


Em meio a tanto concreto, prédios de andares altos, apartamentos duplex e quitinetes, a Pelinca, para além de um feudo burguês, tem me lembrado a zona sul carioca. Por lá tenho visto muitas velhinhas, gays e farmácias. Aquelas senhoras que antes viviam em grandes e confortáveis casas trocaram seus lares. As mansões de outrora foram vendidas a preços gordos, com o saldo devidamente dividido entre herdeiros, e transformadas em centenas de moradas e lucros às construtoras. Hoje, as matriarcas sexagenárias têm, somado aos seus endereços, outros números e nomes de edifícios em italiano, francês ou inglês... quanto mais incomum o nome, o condomínio é mais chique e caro!

Pelas ruas do bairro, elas transitam com suas acompanhantes entre um banco e outro, uma farmácia e outra. Entre as calçadas, as galerias, os bares e restaurantes há, também uma massa de rapazes de cabelo espetado, calça ajustada ao corpo com seus blackberrys, strawberrys e apples sempre a mão.

Só não temos artistas caminhando pela orla, e muito menos uma orla! Um pouco distante do Atlântico, aqui em Campos forja-se um jeito de ser que, como no Rio de janeiro, inclui visitas constantes a academias, lojas de produtos naturais e mercados natureba. Ah, falta-nos lojas de sucos naturais que, modestamente aqui, restringem-se a sorvetes de yogurte e açaí.

Falta-nos, principalmnte uma revolução na cultura, um movimento de artistas e intelectuais que, como lá, produziu a Bossa Nova, a irreverência de um lifestily transgressor de um Cazuza. E é justamente o que espero da Pelinca, que nela vejamos emergir um movimento artísticos de vanguarda, para que sejamos, para além de um protótipo, um lugar de criação, transgressão e boemia... como, para além das belezas naturais, Copacabana, Ipanema e Leblon foram e são.

Um comentário:

euricomayerhofer disse...

Muito bom thiago!!! Até compartilhei no meu face . A tempos nao lia seu blogger . Gostei muito desse e outros textos . PARABENS super gênio !!!